Comissão Própria de Avaliação - CPA
A CPA (Comissão Própria de Avaliação) da UNIPAC tem como missão a coordenação dos processos internos de avaliação institucional, bem como a sistematização dos dados obtidos nesses processos.
A CPA foi criada no Campus Juiz de Fora em 2009 e tem se dedicado desde então a identificar as potencialidades e fragilidades da instituição, assim como, também é responsável por prestar as informações solicitadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), atendendo as normas estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
Entendida como um processo permanente e como uma ferramenta de gestão, a Avaliação Institucional na UNIPAC tem como princípio a identificação dos problemas, para corrigir possíveis deficiências e introduzir as mudanças que signifiquem uma melhoria imediata da qualidade do ensino e da instituição como um todo. A avaliação da instituição, conforme a legislação atual tem por objetivo identificar seu perfil e o significado da sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores.
Objetivos:
1- Avaliar a atuação da UNIPAC como instituição de ensino visando melhorias no desempenho institucional;
2- Subsidiar de modo pleno a gestão acadêmica como instrumento de orientação a ações futuras;
3- Prestar contas de suas ações à sociedade e à sociedade acadêmica.
De acordo com esses objetivos, acredita-se que a autoavaliação organiza e sistematiza as informações sobre a IES.
A autoanálise se faz com uma comunidade movida por seus próprios interesses, que se afina com a descoberta dos pontos fortes da instituição e com a coragem de discriminar os pontos fracos e ressaltar as potencialidades, na busca incessante pela melhoria da qualidade do ensino.
- Ouvir e dar voz aos segmentos que compõem o Centro Universitário Presidente Antônio Carlos/UNIPAC, buscando democratizar a participação dos diversos grupos;
- Conhecer os processos educacionais desenvolvidos na Instituição, bem como seus reflexos no ensino, na pesquisa e na extensão;
- Verificar as necessidades de adequações nas ações desenvolvidas pela IES, objetivando (re)estabelecer compromissos com a comunidade acadêmica e com a sociedade;
- Conhecer, propor e implementar mudanças na prática acadêmica e na gestão da Instituição, para a formulação de projetos pedagógicos e institucionais, socialmente legitimados e relevantes;
- Subsidiar ações para o aprimoramento do ensino, para melhor qualificar e intensificar a pesquisa e a extensão, agilizar e racionalizar a gestão, bem como torná-la cada vez mais sintonizada com as necessidades da prática acadêmica.
A Comissão Própria de Avaliação da UNIPAC, tem sua ação pautada nas dimensões formalizadas pela Lei nº 10.861/04, art.3º que instituiu o SINAE, a saber:
- A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional;
- A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;
- A responsabilidade social da Instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;
- A comunicação com a sociedade;
- As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;
- Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;
- Infra estrutura física, especialmente a de ensino e pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;
- Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da Autoavaliação Institucional;
- Políticas de atendimento a estudantes e egressos;
- Sustentabilidade financeira.